• contato@ambientemix.com.br
  • 62 3269-1661

Acompanhe nossas redes sociais

ONDA DE CALOR ATINGIRÁ O PAÍS COM RECORDES DE TEMPERATURAS. SAIBA COMO PRESERVAR A SAÚDE MANTENDO A QUALIDADE DO AR EM AMBIENTES FECHADOS

ONDA DE CALOR ATINGIRÁ O PAÍS COM RECORDES DE TEMPERATURAS. SAIBA COMO PRESERVAR A SAÚDE MANTENDO A QUALIDADE DO AR EM AMBIENTES FECHADOS

A população de algumas regiões do Brasil viverá dias bem quentes com a chegada da onda de calor, prevista para os próximos dias. Dias ensolarados e secos resultam em baixos índices de umidade propício para formação de queimadas, além de elevada concentração de material particulado, o que contribui para má qualidade do ar. A umidade relativa do ar atinge valores críticos nos horários da tarde, quando os termômetros apresentam momentos de altas temperaturas. As chuvas funcionam como um “lavador de ar” e sua ausência piora muito a qualidade do ar atmosférico. Além disso, a seca é prejudicial à saúde humana, pois ressecam as mucosas respiratórias, barreiras de defesa naturais do corpo humano, provocando alergias, irritações, tosses e até sangramento.

Essa situação é preocupante quando considerada a qualidade do ar em ambientes fechados e o seu impacto na saúde das pessoas, pois a maioria dos ambientes não possuem ventilação mecânica com a necessária renovação do ar, esse é o alerta que o Qualindoor  – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Um ambiente precisa ter todo o ar renovado em torno de 10 a 15 minutos, para que eventuais contaminantes dispersos no ar sejam rapidamente removidos.

Esse cenário de ar seco e poluído impacta direto na saúde, pois, as temperaturas mais altas levam as pessoas a permanecerem mais tempos em ambientes fechados, aumentando o risco de contaminação de doenças transmitidas pelo ar. Levando em conta que uma pessoa adulta respira mais de 10 mil litros de ar por dia e cerca de 90% do tempo em locais fechados, vale destacar a importância da qualidade do ar interno nos ambientes, ele precisa estar adequado de forma que não prejudique a saúde das pessoas e a sua produtividade, ocasionadas por transmissão de doenças respiratórias.

De acordo com os especialistas da ASBAI, o tempo seco ajuda o muco habitual das vias aéreas a ficar mais espesso, desidratado e, com isso, os irritantes e alérgenos em geral ficam mais tempo na mucosa. Isso pode levar um ciclo de respostas – com sintomatologia alérgica mais robusta. Além disso, o muco espesso facilita as infecções por vírus e bactérias que se aproveitam desse ambiente para proliferar.

A ABRAVA destaca ainda que, para garantir uma melhor qualidade do ar em ambientes fechados neste período, os sistemas de climatização usados em conjunto com um umidificador de ar apresentam o benefício de filtragem da poluição externa, com garantias de conforte térmico e segurança a saúde das pessoas. Valendo destacar o equipamento de ar-condicionado deve estar com sua manutenção em dia, e o umidificador de ar abastecido com água fervida para eliminar microrganismos.

Um sistema de climatização mecânico tem diversas funções em um ambiente, entre elas, :

  • Controlar a Temperatura – conforto térmico
  • Manter a Umidade do ar – por meio de umidificação e/ou desumidificação
  • Renovar o ar interno – trocar o ar internomisturando externo e interno, diluindo assim contaminantes
  • Filtrar o ar – melhorando a qualidade do ar interno através de filtragem, removendo assim os poluentes do ar
  • Distribuição do ar – propicia uma melhor homogeneização das condições internas, evitando zona de estagnação (bolsões de ar)

O Qualindoor recomenda sempre a contratação de profissionais qualificados para a avaliação do ambiente, projeção, instalação e manutenção, de forma que assegura a execução dos serviços prestados de acordo com leis e normativas em benefício de todos.